Hoje queremos escrever sobre algo que todo mundo sabe, mas que muitas vezes na correria do dia a dia, na loucura do trânsito, uma chuva que atrapalha nossa rotina ou até mesmo, aquela saída mais cedo do trabalho que precisará ser adiada pois o chefe pediu um relatório de última hora ou surgiu uma reunião importante que entrará à noite, pois bem, queremos falar de em meio a tudo isso, conseguir visitar do familiar ao residencial onde o idoso está.
Ao incentivar o familiar a estar mais presente no residencial, percebemos duas coisas bem específicas.
Primeiro, o idoso começa naturalmente a encarar o residencial como casa dele, e que ele pode receber netos, sobrinhos e filhos a qualquer momento, as vezes é só mandar um whatsapp que o familiar aparece. Atualmente, aqui no San Carlo, nenhum prego na parede podemos colocar mais sem pedir permissão dos moradores, tudo, absolutamente tudo eles querem ser envolvidos na decisão. Temos moradores que já mandou buscar os quadros, outro mandou buscar mobílias, outro mandou buscar flores para o jardim. E quando recebem visita, as conversas sempre giram em torno do que tem acontecido na casa, envolvendo as coisas deles, com orgulho de terem contribuído para a organização do lar.
Em segundo lugar é que percebemos que as visitas quase que diárias de 15 ou 20 minutos, muitas vezes são mais proveitosas para o idoso do que aquele sábado de tarde, que eles precisam ficar a tarde toda fazendo sala. Importante deixar claro que não fizemos nenhum estudo científico, apenas por observação, notamos que o idoso adora receber aquelas visitas rápidas no meio do dia, ou antes de ir para o trabalho, ou no caminho para casa, mesmo que cansado o filho ou filha conseguir passar lá para dar um boa noite. É como se eles fossem vizinhos, cada um seguindo sua vida em endereços diferentes.
Aqui no San Carlo, não temos horário fixo para visita. O familiar responsável tem acesso 24h ao residencial e os demais familiares podem vir a qualquer hora, só pedimos sempre para não atrapalharem a rotina dos idosos, existindo acordos bem claros, todos ficam felizes, principalmente os moradores.